quinta-feira, 3 de outubro de 2013

“ARTE E MOVIMENTO” TRABALHANDO AS “DIFERENÇAS”: NOÇÕES DE ESPAÇO-TEMPORAL.


Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada com base no entendimento de que é ela que precisa ser capaz de atender as necessidades de seus membros. (RODRIGUES, 2006, p.167).

A partir deste conceito foram trabalhadas  as diferenças físicas e sociais existentes nos seres humanos, objetivando mostrar  que as diferenças existentes são apenas detalhes que não devemos levar em consideração, mas sim, devemos respeitar, cuidar e amar ao próximo.


A orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se, orientar- se e localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender noções de tamanho, movimentos, formas, volume e outras,  atingirá a etapa de orientação espacial, ou seja, ela passa a ter acesso a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas possibilidades de ações.
Nas palavras de Coste (1978), “o espaço da criança inicialmente é muito limitado, reduzido às suas impressões táteis (o corpo da mãe, berço e etc). Percebe-se nesse sentido, que a estruturação espaço-temporal é uma habilidade importante para uma adaptação favorável da criança, pois lhe permite não só movimentar-meio, uma vez que tudo ocupa um determinado lugar no espaço em um dado momento, se reconhecer no espaço, mas também desencadear e dar sequência a seus gestos, localizar as partes do seu corpo e situá-las no espaço, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana.




Professora Natanaela.

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