Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser
modificada com base no entendimento de que é ela que precisa ser capaz de
atender as necessidades de seus membros. (RODRIGUES, 2006, p.167).
A partir deste conceito foram trabalhadas as diferenças físicas e sociais existentes
nos seres humanos, objetivando mostrar que as diferenças existentes são
apenas detalhes que não devemos levar em consideração, mas sim, devemos
respeitar, cuidar e amar ao próximo.
A orientação espacial é a
capacidade que o indivíduo tem de situar-se, orientar- se e localizar outra
pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender
noções de tamanho, movimentos, formas, volume e outras, atingirá a etapa de orientação espacial, ou seja, ela passa a ter acesso a
um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas
possibilidades de ações.
Nas palavras de Coste (1978), “o espaço da criança
inicialmente é muito limitado, reduzido às suas impressões táteis (o corpo
da mãe, berço e etc). Percebe-se nesse sentido, que a estruturação
espaço-temporal é uma habilidade importante para uma adaptação favorável
da criança, pois lhe permite não só movimentar-meio, uma vez que tudo ocupa um determinado lugar no espaço
em um dado momento, se reconhecer no espaço, mas também desencadear e dar sequência a seus gestos, localizar as partes do seu corpo e situá-las no espaço, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana.
Professora Natanaela.
Excelente trabalho professora.
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